quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O que significa ser humano

Onde se encontra nossa humanidade, nos gestos, nas palavras, nas ações????
Ontem presenciei uma cena muito, mas muito triste mesmo, andava pela calçada quando vi um morador de rua, mendigo, andarilho ou qual seja o nome "políticamente correto", ele estava tentando evacuar ao lado de um comércio e sendo enxovalhado, enxotado como um cachorro, um bicho qualquer... Pessoas rindo, rapazes tirando onda, mulheres virando a cara, eu só consegui passar ao lado e pensar: Em que ponto deixamos nossa humanidade de lado? Em que ponto esse senhor fez esse desvio no caminho? Quem ali era o menos humano, o bicho homem que evacuava na calçada? O comerciante que o expulsava a vassouradas? Nós que passavamos ao lado sem se importar? Enfim só consegui pensar que talvez estejamos muito longe de sermos verdadeiramente humanos e ao mesmo tempo agradeci por estar sozinha ali pois não saberia como explicar para meu filhote que bichos e homens muitas vezes são muito parecidos!
Reflitam....

3 comentários:

  1. Ana... já me fiz essa pergunta várias vezes, mas continuo sem resposta...
    Me impressiona ver que muitos animais parecem ser muito mais humanos que certos humanos...

    ResponderExcluir
  2. Ana, acho que nossa humanidade está na consciência, não na bondade ou na gentileza.
    Se sentir mexido com o que vc descreveu é humano!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Ana, a cena é mesmo chocante. A humanidade precisa de um freio. Lendo vc lembrei de uma poesia de Manuel Bandeira sobre o assunto.

    Vi ontem um bicho
    Na imundície do pátio
    Catando comida entre os detritos.

    Quando achava alguma coisa,
    Não examinava nem cheirava:
    Engolia com voracidade.

    O bicho não era um cão,
    Não era um gato,
    Não era um rato.

    O bicho, meu Deus, era um homem.

    ResponderExcluir